
O NetGalley é, talvez, a plataforma online mais viciante para amantes de livros. Tendo uma seção em que os livros já são automaticamente disponibilizados, sem a necessidade de solicitação, fica muito fácil perder o controle e sair baixando todos os livros que nos interessam. E foi em um desses descontroles que baixei Stazr – The World of Z, sem esperar absolutamente nada, e fui gratamente surpreendida.
No livro escrito por Dr. Anay Ayarovy, acompanhamos Ratadat Lael, um jovem escritor um pouco arrogante demais para o meu gosto que, ao ser interceptado por um Shwine (uma mutação do porco terrestre), passa a acreditar que pode ser O escolhido do qual uma certa profecia fala.
Embarcamos nessa jornada de autodescoberta de Lael e em suas aventuras que vão desde simples lutas contra fenômenos naturais até lutas corporais com ratos mutantes que querem comê-lo e se vingar por serem de uma espécie inferior – tudo isso regado a pó de arco-iris, pó estelar e muitos outros nomes que, na nossa imaginação de terráqueos, só ouviríamos mesmo falar em histórias de fantasia infantojuvenis. Nesse sentido, a obra lembra um pouco a atmosfera do clássico O mágico de Oz, mas as coincidências param por aí.
Em Stazr, somos apresentados a um universo em que os humanos são apenas memórias e consequências que deixaram num planeta distante, seja em forma de dano concreto ou em ideias que acabaram sendo propagadas para outras espécies. Em meio a árvores que se movem, seres mutantes e visões que podem ou não ser reais, ficamos imersos nesse mundo à medida que a autora vai construindo o suspense e nos guiando para um fim que, na verdade, poderia muito bem ser o começo.
A obra aparentemente é parte de uma série, além de contar também com muitos outros materiais visuais para complementar o universo criado por Ayarovy. Outro ponto positivo é que todos os termos criados pela autora são explicados em notas de rodapé, e é assim que ficamos sabendo que criatura “evoluiu” de qual e os motivos por trás dessas mutações.
O livro não está mais disponível no NetGalley, mas pode ser encontrado para compra em e-book aqui.
Para quem quiser saber mais ou ver a resenha em um formato diferente, falei sobre o livro em inglês na minha página do Instagram. Basta clicar aqui.