Eu sempre achei frescura das pessoas quando as via falando de as páginas do livro serem brancas, ou finas demais, ou que um capítulo termina e, na mesma página, outro começa. Sempre pensei: “Nossa, mas o mais importante não é a história? Se a história for boa, você vai ler de qualquer jeito.”
Mas a vida tem aquele jeitinho especial de nos mostrar quando estamos errados simplesmente nos fazendo passar por determinada situação. A minha situação está sendo com a experiência de leitura de A sombra do vento, de Carlos Ruiz Zafón. O livro está incrível, a história é muito boa, as personagens todas são muito bem construídas, não há descrições muito desnecessárias… enfim, tudo o que um livro precisa ter para me agradar.
Mas a leitura não anda.
Sabe aquela sensação de ter lido por uma hora ininterrupta e continuar na mesma página?
Fiquei me perguntando o porquê de um livro aparentemente curto e “simples” estar se arrastando tanto, até que cheguei a uma conclusão: é a edição.

A edição na qual estou lendo é da editora Objetiva, com 341 páginas. Só que são 341 páginas com capítulos que começam na mesma página em que termina o outro e, pode ser apenas impressão minha, mas sinto que as margens são um pouco menores do que as dos livros que estou acostumada a ler. A leitura “não anda” porque a diagramação não é exatamente convidativa para mim.
Há alguns anos, passei por um programa de reabilitação alimentar em que aprendi que os olhos são parte importante da refeição; um prato bonito de se ver tem muito mais chances de me fazer comer de maneira saudável do que um prato arrumado de qualquer jeito. E chego hoje à conclusão de que isso serve também para os livros.
Talvez seja esse o motivo de todo mundo dizer que a leitura no Kindle rende muito mais do que a leitura em um livro físico; afinal, você pode personalizar sua experiência de leitura, com as fontes e margens que julga mais adequadas, além de não precisar ficar ansioso de ver os números de páginas não passando, se não quiser.
Este post, então, é um pedido de desculpas a todas as pessoas que julguei. Hoje entendo suas “dores” e concordo que uma boa edição pode, sim, influenciar a experiência de leitura.
Eu tb tinha esse pensamento, mas com o tempo e depois de ouvir algumas pessoas falando sobre isso, hj eu tb creio que atrapalha muito. Não me lembro de um livro específico, mas com certeza uma edição bem trabalhada faz toda a diferença. ♥
CurtirCurtido por 1 pessoa
É engraçado como só o tempo pra nos fazer perceber essas coisas, né? Parece que foi uma ficha que demorou horrores pra cair por aqui 🤣
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito interessante. Exceto quando a fonte é tão pequena que chega desesperar, nunca tinha parado pra pensar em como a diagramação pode afetar nossa relação com o livro e, consequentemente, o ritmo de leitura.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu também só tinha parado pra prestar atenção nas letras até hoje, mas esse livro me abriu os olhos sem querer haha! Que bom que curtiu 💓
CurtirCurtir